terça-feira, dezembro 26, 2006

O Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) rendeu-se às capacidades do Incognix da Priberam.
Este software permite remover todos os dados que possam identificar as entidades referidas nos acórdãos proferidos pelos tribunais portugueses, para posterior publicação no site da DGSI.
O IncogniX detecta de forma automática nomes de pessoas e empresas, moradas, datas de nascimento, matrículas de veículos e outros dados passíveis de identificar os intervenientes nos processos, substituindo-os por etiquetas anónimas.
Estas substituições podem ser feitas de forma totalmente automática, depois de previamente validadas por um operador através de uma lista que propõe algumas alternativas predefinidas.
Este programa «permite um ganho de tempo considerável e minimiza a probabilidade de serem cometidos erros que possam colocar em causa a correcta interpretação de uma determinada decisão, principalmente em acórdãos que envolvem muitas partes», explica o administrador da Priberam, Carlos Amaral, que esclarece que até aqui o acesso aos acórdãos era dificultado pelo facto de estes terem de ser previamente tratados, o que demorava algum tempo e requeria um grande cuidado, para que não se adulterasse o sentido jurisprudencial do texto.
O IncogniX foi desenvolvido como um suplemento para o Microsoft Word, uma vez que este programa é utilizado para editar os textos dos acórdãos antes de serem introduzidos na base de dados que serve de suporte ao site da DGSI. Esta ferramenta poderá também vir a transformar-se num complemento importante noutras áreas, facilitando o processo comum de aproveitamento de documentos já existentes para fins diferentes daqueles para os quais foram escritos, sejam eles cartas, contratos, propostas ou relatórios.
A capacidade de detectar de forma automática todos os dados pessoais num documento, permitindo a sua rápida substituição, é uma forma de evitar possíveis erros.
Além do apoio à edição das decisões jurisprudenciais, o IncogniX pode também ser utilizado em relatórios médicos, possibilitando o seu tratamento automático para fins académicos, de investigação ou outros.
In Semana Informática.

Sem comentários: