terça-feira, janeiro 15, 2008

“O sistema judicial está em depressão”

O presidente está «preocupado com o sistema judicial», que se encontra «em depressão por culpa de todos». A renegociação da recente Lei do Apoio Judiciário e o aumento da qualidade de formação para os advogados são duas das principais metas para o segundo mandatoDaniel Andrade não tem dúvidas: «o sistema judicial português continua escangalhado e é preciso inverter a situação para benefício do cidadão». «A culpa é de todos», acrescenta. «Também estou muito preocupado com a situação nas cadeias portuguesas e no meu discurso de tomada de posse revelarei novos dados, nomeadamente sobre a situação em Coimbra», antecipou.
O presidente encara o segundo mandato (2008-2010) como «a continuação do trabalho realizado e valorizado pelos colegas de trabalho durante o triénio 2005-2007».
No entanto, afirma que está consciente da permanente renovação e mutação da Ordem dos Advogados. Para responder aos novos desafios «é urgente repensar a recente Lei do Apoio Judiciário e aumentar a qualidade de formação para os advogados».
O presidente, advogado desde 1986, considera ainda que o Conselho Distrital de Coimbra (CDC) tem um papel importante no panorama nacional. «Espero que Coimbra continue a ser uma voz ouvida, como nos últimos mandatos. Temos ideias próprias, com uma pró-actividade que tem sido valorizada», realça.
A tomada de posse tem lugar hoje na sede do Conselho Distrital de Coimbra, pelas 18h00, e conta com a presença do bastonário António Marinho e Pinto. No mesmo local, e à mesma hora, também toma posse o Conselho de Deontologia de Coimbra, encabeçado por Jacob Simões.
Actualmente o Conselho Distrital de Coimbra conta com 340 profissionais, mas deste número apenas metade exerce advocacia em exclusivo. «Há advogados que trabalham enquanto professores, em organismos do Estado ou em empresas», explica o presidente, que considera que a formação dos jovens advogados deve continuar a ser assegurada pela Ordem.
A equipa de Daniel Andrade é constituída por 10 vogais: Alexandra Dengucha (Marinha Grande), António Sá Gonçalves (Coimbra), Artur Seguro Pereira (Guarda), Aurora Oliveira (Coimbra), Carlos Ferrer Santos (Coimbra), Graziela Antunes (Fundão), Manuel Leite da Silva (Aveiro), Maria Ana Alves Henriques (Viseu), Mário Diogo (Pombal) e Paulo Regatia (Coimbra).
O CDC é o primeiro do país a ser empossado. Porto, Faro, Évora, Lisboa e Açores são os organismos que se seguem, num processo que fica concluído a 31 de Janeiro, quando o Conselho Distrital da Madeira tomar posse.
In Diário de Coimbra, Online.

Sem comentários: