quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Marinho Pinto reuniu-se com Presidente da República

O Presidente da República, Cavaco Silva, “está muito atento e bem informado” sobre os problemas da Justiça, afirmou esta terça-feira o bastonário da Ordem dos Advogados (OA). Marinho Pinto falava aos jornalistas à saída de uma audiência no Palácio de Belém, onde teve uma “conversa muito franca, aberta e cordial” com o Chefe de Estado.
Escusando-se a responder se tinha falado sobre as denúncias de corrupção que fez nas últimas semanas, Marinho Pinto disse que o Chefe de Estado está consciente dos problemas da Justiça, o que, na sua óptica, se trata de “um sinal tranquilizador, que deve traduzir-se em esperança e confiança”.
“O Presidente está tranquilo e tem uma visão muito objectiva e serena sobre o funcionamento do sistema judicial”, continuou o bastonário, salientando que “há instituições do Estado de Direito que porventura não funcionam como devem funcionar”, pelo que é necessário “mudar paradigmas de funcionamento dos tribunais”.
Para o advogado urge fazer as reformas que deviam ter sido efectuadas com as mudanças que o século XX trouxe, assim como “adaptar a Justiça ao Estado de Direito”.
Questionado sobre se as denúncias fragilizaram ainda mais a justiça, o bastonário sustentou que é preciso “fazer os diagnósticos das doenças para se encontrarem as curas, mais do que encontrar culpados”
“Não é à Ordem dos Advogados que compete encontrar soluções sozinha”, frisou Marinho Pinto, afirmando que deve existir “boa fé e empenhamento de todos”.
In Correio da Manhã, Online.

Sem comentários: